Imagem capa - 7 tendências de decoração que uma noiva antenada precisa conhecer por Marcos Paulo Kahali
Casamento

7 tendências de decoração que uma noiva antenada precisa conhecer

Todos os anos, o site www.pantone.com.br elege a cor do ano. Para 2018, a cor eleita foi a Ultra Violeta. E eu fui conversar com uma amiga decoradora, que trabalha com decoração, para saber como incorporar esta cor na decoração dos casamentos de 2018. Então, se você é uma noiva antenada, e que gosta de novidades, acompanhe o bate papo que tive com a Fabiane Kotovey, da empresa Acácia Decorações e Eventos.



1. Aplicando a cor do ano na sua decoração de casamento.


Marcos: Hoje, segundo o site da pantone, a cor do ano é a Ultra violeta. Como a noiva deve trabalhar com essa cor na decoração do casamento?

Fabiane: Quando as noivas vem com a cor, elas querem saber qual flor tem aquela cor, e aí é que esta o problema. Quase não tem flores com essa cor específica. Você pode seguir a tendência sem problema nenhum, se você gosta da cor. O Ultravioleta é uma cor forte, vibrante. E essa cor você tem que saber combinar e aplicar de maneira certa na decoração, para que não fique muito carregada. O correto é apenas dar um toque com a cor. 

Marcos: e o que combina com esta cor?

Fabiane: O Violeta é mais utilizado para uma decoração clean e moderna, utilizando com peças e acessórios em prata, por exemplo. Ela não cai muito bem com uma decoração rústica. Como esta cor é mais moderna, caso a noiva queira muito utiliza-la em uma decoração rústica, eu colocaria bastante vidro nas peças, e utilizaria flores no verde claro, ou tons pasteis. Você pode utilizar o ultra violeta em outros elementos como porta guardanapos, toalhas, papelaria, etc.





2. Marsala, a cor que ainda permanece.

Mesmo sendo uma tendência que chegou em 2015, a cor marsala ainda é solicitada pelas noivas, para sua decoração de casamento. Mas, segundo Fabiane, esta cor também precisa ser complementada com outras cores que combinem, pois também é uma cor de presença marcante. Diferente da cor deste ano, a marsala vai bem com uma decoração mais rústica.






Vale lembrar que, a decoração deve ser algo uniforme no casamento. Caso você noiva opte pelo marsala, lembre-se de incorporar esta cor também na decoração da mesa de doces, como nas formas de doces, e até mesmo nas frutas do bolo.






3. Uma nova forma de decorar seu casamento.

Fabiane comenta que outra tendência vinda desde o ano passado, é a decoração em um estilo vegetativo.

Marcos: O que é esse estilo vegetativo?

Fabiane: O vegetativo é você introduzir um jardim ao seu casamento. É como se o casamento estivesse acontecendo no jardim de casa. Hoje existem espaços que permitem utilizar este tipo de decoração nos eventos.

Marcos: E como essa decoração é montada?

Fabiane: É você utilizar muitos vasos plantados. Uma planta ornamental, uma orquídea, etc. Plantas que estejam em seus vasos, dando um ar bem natural. E isto vai de encontro à ideia de uma decoração mais sustentável. Ela pode ser aplicada principalmente nas mesas de doces.




a decoração vegetativa utiliza muitos elementos diferentes entre si, mas que criam uma composição moderna ao serem combinados. A ideia de utilizar vasos plantados torna o ambiente da festa de casamento mais aconchegante, 







4. Mobiliário com a personalidade dos noivos.

Outra maneira de decorar um casamento, é você utilizar mobiliários que tenham haver com o seu estilo. Transformar o local da recepção de casamento na a extensão da sua casa. Trabalhar com elementos que façam com que os convidados, ao chegarem na festa, consigam ver sua personalidade naquela decoração. Estantes com livros e objetos pessoais, lounges que lembram sua sala de estar,  mobiliários que tenham o seu estilo, quadros, porta retratos.







5. Verde e Branco

Para aquelas noivas que não gostam de muita cor, ou não tem uma ideia do que pode ser feito na decoração do seu casamento, a melhor alternativa é partir para o verde e branco. MAS CUIDADO! Fabiane alerta para tomar alguns cuidados na hora de contratar o decorador.

Fabiane: Muita gente pensa que o verde e branco é uma decoração simples. CUIDADO! Ela pode aparentar simples, ma se o profissional não tiver um entendimento apropriado sobre o perfil da noiva e o local onde ela irá casar, e não tiver bom gosto, a decoração pode ficar comprometida.

O verde e branco é uma decoração que casa em qualquer ambiente, desde que seja trabalhada com elementos certos, tendendo para o rústico ou para o moderno, dependendo do perfil dos noivos.












6. Decoração romântica

O romantimos nunca sai de moda. E se bem aplicado na decoração do seu casamento, pode surpreender qualquer convidado. Ainda assim, vale lembrar que é preciso uma conexão direta entre elementos decorativos, decorador e casal, para que o ambiente da festa fique acolhedor e com a personalidade dos noivos. Neste tipo de decoração você pode utilizar muitos elementos de papelaria para compor mesas de convidados, corredores e outros ambientes da festa. Cores em tons pasteis e velas são muito bem vindas neste estilo decorativo.








7. e por falar em velas...

As velas, além de serem utilizadas em decorações românticas, dão um toque todo especial na festa. Se bem trabalhadas e colocadas na dose certa, dão um charme no ambiente, e principalmente na fotografia do casamento. As velas tornam o ambiente mais aconchegante. E uma dica importante que eu dou como fotógrafo: optem por velas reais (não aquelas de led, que encontramos nas lojas de R$1,99). O brilho de uma vela natural é incomparável, e o efeito na fotografia é maravilhoso.






Independente do seu estilo, procure sempre por profissionais competentes. Busque sempre referências de trabalho com outros casais que já utilizaram aquele serviço. E talvez o mais importante: de nada vai adiantar uma decoração linda, se o seu fotógrafo não tiver a preocupação de registrar isto tudo para você.



Gostou das dicas? 

Não abre mão de ter os detalhes da decoração do seu casamento registrados com o carinho e o cuidado que merecem?